Infantil

Lajeado

Aniversário de 1 ano da Helena

O jeito de fazer carinho, sorrir, de segurar, as brincadeiras do avô, são lembranças e herança que Helena não lembrará quando tiver idade para entender. Estudos mostram que as lembranças acontecem a partir dos 3 anos. 

A família contará esses detalhes, mas a fotografia comprovará e, quem sabe, ajudará a recordar, os estudos também mostram que há quem lembre de antes. 


Fotógrafos que lêem isso, pais, família, lembrem-se disso por toda a vida. Fotografem tudo, revelem, não deixem que essas memórias se percam com o tempo -ou pela falta dele em revelar suas fotos. Fotografia é herança, é documento, não é moda, nem algo que acontece apenas no Instagram. A fotografia precisa existir no mundo real. 

Estou lendo o livro "Da minha terra à Terra", do Sebastião Salgado e já nas primas páginas tives tantos insights que encheram uma página. Ele falava sobre sua infância, onde o tempo tinha outro ritmo, o pai viaja cerca de 50 dias para levar os animais à outras fazendas. O tempo precisava ser vivido da forma como se apresentava. Também falava sobre suas lembranças da fazenda onde morava. O chapéu que usava sempre fazia uma luz que ele levou para a vida toda, assim como a luminosidade que via nos campos. Parei para pensar sobre como estamos educando o olhar dos nossos filhos.


Sentados em frente a televisão, celular, tablet, imóveis, assistindo a desenhos super coloridos, irreais. Comerciais que duram a eternidade de 5 segundos são motivo de raiva. Serão essas as lembranças visuais dos nossos filhos?

Sempre que posso mostro ao Tom os detalhes do dia, como a cor do céu, as sombras, o vento, o barulho da chuva e as formigas andando em fila. Moramos em apartamento e dentro dele vemos o mundo através da forma triangular da tela de proteção. Durante a pandemia essa foi a lembrança do mundo lá fora que Tom teve.


Que a  gente tenha sabedoria e força para todos os dias, por menor que seja, mostrar às crianças à nossa volta os detalhes, a luz, o tempo, sentir o clima e estarem ligados ao mundo real. À aquilo que lhes formará para a vida.